O Processo de instalação de uma piscina é muito rápido e simples!
Dependendo das condições climáticas e do grau de complexidade da piscina, o tempo médio de instalação é de 2 a 5 dias úteis!
Escolha da melhor posição dentro do terreno
- Opte por locais com boa insolação de preferência voltados para o norte geográfico.
- Opte por lugares mais altos para que água da chuva, que cai no terreno, não escoe para dentro da piscina.
Marcação e esquadrejamento do local de instalação
- Com as medidas da piscina escolhida, efetue a marcação e esquadrejamento do local de instalação.
- Faça um gabarito com réguas fincadas no solo, espaçadas de 2,0 a 2,5 m. Confira as distâncias com as medidas acumuladas.
Escavação do terreno
- Prepare a escavação do terreno, tanto na largura quanto no comprimento, com 40cm a mais do que o tamanho da piscina.
- A profundidade da escavação ficará a cargo do cliente, tendo em vista que vai variar de acordo com o tipo de revestimento que será utilizado nas calçadas.
- É importante deixar o fundo bem nivelado.
Ajuste o nível de instalação
- Para o recebimento do tanque de fibra é recomendado fazer um contrapiso de aproximadamente 5cm com cimento e areia grossa.
- Adicione sobre esse contrapiso uma camada de 2cm de areia grossa. Tenha a máxima atenção para não fique nenhuma pedra no fundo que possa danificar o tanque assim que assentado. Qualquer desnível nesta etapa, deixará o tanque dora de nível.
Coloque a piscina no buraco e faça a instalação inicial
- Posicione a piscina no buraco observando alinhamento e nível da piscina.
- Em seguida cole a tubulação dos ralos de fundo e coloque aproximadamente 20cm de água.
É recomendado que todos os dispositivos (retorno, aspiração, skimmer, etc.) deverão estar laminados com fibra + resina para evitar possíveis vazamentos.
Estruture os Degraus, Bancos, Prainhas e Spas
- Com o tanque estabilizado, é recomendado estruturar os degraus, bancos, prainhas e spas. Isso pode ser feito de 2 maneiras:
- Assentando blocos de concreto e aplicando uma pequena camada (2cm) de argamassa (cimento + areia) entre o bloco e o fundo do banco, escadas, prainha e spa.
- Aplicando massa podre (mistura de pó de brita, cimento água) com ajuda de um socador entre o bloco e o fundo do banco, escadas, prainha e spa.
Aterramento e enchimento de água
- Para fazer o aterramento da piscina, prepare uma farofa umedecida utilizando 1 parte de cimento, 3 partes de areia grossa e 6 partes de terra.
- É recomendado que o aterramento seja feito simultaneamente com o enchimento de água da piscina.
Executando o piso da calçada
- Após escolhido o tipo de piso, execute o contra piso com 2% de inclinação para fora da piscina, de modo a garantir que não haja infiltração entre a piscina e o reaterro.
- É recomendado executar no mínimo 1 metro de contrapiso logo após a instalação da piscina.
O objetivo da Escola da Piscina é fomentar a troca de experiências e informação sem no entanto estabelecer um padrão de instalação.
Esse processo de instalação está baseado em regiões de solo de boa compactaçāo. Em regiões onde há solos de baixa resistência e/ou com lençol freático, a equipe especializada de instalação deverá tomar as devidas precauções.
Este guia é apenas informativo, não tente executar a instalação de sua piscina sem treinamento ou auxílio de uma equipe especializada.
Não nos responsabilizamos por problemas de instalação da piscina.